COMO MELHORAR A QUALIDADE DA GRAVAÇÃO DE VOZ: 6 DICAS PARA TER O MELHOR RESULTADO NAS SUAS GRAVAÇÕES



Alguns cantores e regentes me procuraram buscando dicas de como gravar a voz em casa. Muitos não tinham ideia de como preparar seu espaço para fazê-lo. Então, aqui vão 6 dicas rápidas para melhorar sua gravação vocal. Essas dicas servem tanto para quem quer gravar sua voz para um coral, quanto para quem precisa gravar a voz para uma aula, palestra, apresentação, etc.


1. Escolha o seu melhor microfone.

Ninguém imagina que precisa de um bom microfone em casa, mas, os dias de hoje exigem um celular sofisticado para sanar as necessidades do cotidiano. Provavelmente, o melhor microfone de sua casa é o do seu celular. Se for um iPhone, essa probabilidade é ainda maior. Isso porque esses periféricos, em produtos Apple, funcionam de maneira incrível. Até mesmo aquele microfone que vem conjugado aos fones de ouvido do seu celular (lapela) pode ser o melhor de sua casa. Por outro lado, aqueles microfones integrados de laptops costumam ser péssimos e cheios de ruídos. Claro que sempre há exceções para ambos os casos. É sempre bom testar e ver quais funcionam melhor


2. Prefira os microfones cardióides

Os microfones integrados mais comuns tanto de celulares, quanto de computadores, são omnidirecionais. Isso significa que esses microfones pegam absolutamente tudo, inclusive as ressonâncias de sua sala. Os cardióides captam apenas um espaço específico, normalmente uma área em formato de coração à frente dele (por isso o nome cardióide). São um pouco mais caros, mas vão melhorar seus vocais.


3. Prefira microfones condensadores

Os microfones condensadores são mais sensíveis e possuem um sistema mais sofisticado de captação do que os dinâmicos. Podem ser cardióides ou omnidirecionais. Fique atento, pois esses microfones normalmente precisam de energia fantasma (phantom power) e devem ser ligados a mesas de som que possuem este recurso. Algumas versões possuem conexão USB, dispensando o phantom power de mesas. Outros podem ser alimentados por pilhas. Observe esses aspectos antes de adquirir um.


Se quiser saber um pouco mais sobre microfones, nesse vídeo, o Prof. Kim Carvalho explica a principal diferença entre microfones condensadores e dinâmicos, destacando os modelos mais usados no mercado o Shure SMS57 e o AKG C414.


4. Prepare o ambiente

Então, você não está disposto a investir em um microfone condensador e cardióide? É difícil saber qual marca é boa, tem muito produto de baixa qualidade no mercado. Sim, é difícil contar com a sorte nessa hora. E recomendo que não conte com ela. Mas, se vai usar um microfone omnidirecional, então,é necessário que prepare o ambiente. O maior problema das captações com microfones omnidirecionais são as ressonâncias. Por isso, o melhor a se fazer, quando usamos um desses microfones é preparar o ambiente, para reduzir esses rebatimentos. Escolha uma sala média/pequena em local silencioso. Acredite: os microfones omnidirecionais captam qualquer ruído. Se você ouve, é provável que pegue. Coloque um cobertor grosso pendurado atrás de você. Tente ficar no meio da sala, longe das paredes. Escolha um espaço com móveis macios: sofás, cadeiras acolchoadas, tapetes, tudo isso absorve os rebatimentos. Quanto mais neutro for o som, mais recursos para mixagem. Evite salas com superfícies duras e lisas como espelhos, janelas grandes, revestimento em cerâmica. Em suma, não grave na cozinha ou no banheiro. O inverso disso também pode abafar sua voz. Portanto, embora, provavelmente, seja o melhor lugar para gravar na sua casa, o armário (closet) pode deixar seu som opaco e sem graça. Tente encontrar um equilíbrio.


5. Posicione seu microfone corretamente

Posicione o microfone na altura dos lábios e cante olhando pra frente. Não deixe o microfone próximo das paredes para não captar muita ressonância. Em microfones condensadores, entre 15 e 30 cm de distância para captação de intensidade média é uma boa distância. Nos dinâmicos, duas polegadas. Nos integrados (aquele do laptop e do celular), 1 metro. Mas se vai cantar com muita intensidade, afaste-se do microfone (especialmente os omnidirecionais). Use um filtro (pop filter) para diminuir a sibilação, retirando os ruídos das consoantes que, quando captadas muito próximas, são mais aparentes que as vogais, que dão corpo ao som. Quanto mais perto do microfone, maior a necessidade de filtros.


Em microfones de lapela, mantenha a posição padrão (distância do fio). Jamais aproxime-os da boca. Esses microfones foram feitos para captar a voz de maneira indireta e são ótimos para o equilíbrio das consoantes. Entretanto, quando muito próximos, a sibilação fica demasiada e os sons distorcidos, quando muito distantes, o resultado é pouco som. Observe também se não estão virados ao contrário, arrastando no tecido da roupa. Isso provocará ruídos.


6. Use o gravador nativo de seu celular

Muitos gravadores integrados ao celular já possuem todas as programações para a melhor captação em seu equipamento. Se você possui um iPhone, o gravador fará coisas inacreditáveis. Mas em celulares Android, muitos gravadores nativos cumprem bem o papel. Algumas aplicações também otimizam a captação. Vejam as ferramentas de ajustes dos microfones nestes apps para um melhor rendimento.


Dica extra: Não acredite em milagre

Antes de finalizar seus áudios, verifique se não há ruído, falhas e outros aspectos indesejáveis. O melhor de gravar sua voz é a possibilidade de desenvolver a autocrítica. Antes de enviar ao seu diretor, observe se tudo está de acordo. Quanto mais ouvir, mais senso crítico terá diante de si. Consequentemente, sua atuação será cada vez melhor.


Bom, é isso! Espero que você tenha gostado das dicas! Se você acha que tem alguma outra dica que poderia ser acrescentada nessa lista, escreva nos comentários! E se você já sabe fazer uma gravação de qualidade, mas quer aprender a editar, melhorar, usar efeitos e sincronizar com o seu vídeo, então eu recomendo que você dê uma olhada no curso Gravando Sua Voz Sem Enrolação do Prof. Kim Carvalho: https://www.musicathome.mus.br/gravandosuavoz


Até a próxima!


#gravação #gravandoavoz #comogravaravoz #cantocoral #homestudio

500 visualizações

© 2020 Escola de Música Online Music At Home

CNPJ: 24.259.531/0001-61