Por que planejar uma composição musical?

Você tem o costume de planejar uma composição musical? O planejamento pode ser uma das etapas mais importantes do processo criativo, mas, ainda assim, muitos compositores não utilizam esse potencial. Realizar um planejamento pré-composicional pode auxiliar a superar a sensação de que a música depende apenas de inspiração, além de possibilitar que seu processo criativo seja mais consciente e organizado.


O planejamento é muito importante para praticamente todas as nossas atividades. Antes de fazer uma viagem, por exemplo, é fundamental que você organize todos os detalhes. Você precisa planejar o que irá levar, em qual hotel ficará, como fará pra ir do aeroporto para o hotel e do hotel para o aeroporto, os passeios que fará enquanto estiver lá, enfim, tudo o que será necessário para que sua viagem aconteça da melhor forma possível.


Veja a importância do planejamento, por exemplo, na construção de um edifício. Para que ele seja construído é preciso que um arquiteto realize uma planta, a partir de cálculos, proporções e instruções para sua realização. Essa planta é muito importante, pois é a responsável por garantir não só a segurança de que o edifício não irá cair, como também irá prever todas as áreas necessárias para cada parte de cada andar de acordo com a função que irá exercer no prédio. A planta vai definir onde será a recepção, os elevadores, o banheiro, o refeitório, enfim, todas as partes do prédio. A partir da planta a construção do edifício de fato se inicia. Não se pode empilhar tijolos aleatoriamente até formar uma parede e aos poucos ir formando o edifício, certo?

Planejamento aplicado a outras áreas.


Nas artes esta também é uma etapa importante. Imagine, por exemplo, um escultor diante de um bloco de mármore. Antes de começar seu trabalho ele provavelmente já sabe a escultura que irá realizar. Então, o trabalho será o resultado da execução desse planejamento inicial.


Quando planejamos uma composição poderemos ter controle de todos os detalhes, direcionando as nossas escolhas de acordo com os objetivos que queremos alcançar. Afinal, quando você sabe previamente onde quer chegar, você pode definir mais facilmente as ferramentas que irá usar para percorrer esse caminho. Além disso, o plenajemento pode tornar a sua composição mais coerente, fazendo com que você fique mais satisfeito com os resultados.


Sempre que eu penso em planejamento, me lembro de um dos diálogos da história da "Alice no País das Maravilhas". Em um determinado momento Alice está perdida na floresta. Ao encontrar o gato, ela pergunta qual caminho deveria seguir. Então o gato pergunta para onde ela quer ir. Quando ela diz que não sabe, o gato então responde: "Ora, quando não se sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve".


Cena do filme Alice no País das Maravilhas.

Existem muitas maneiras diferentes de planejar uma composição. Iremos discutir algumas delas em nossas próximas postagens! Até lá!


#composiçãomusical #planejamentocomposicional

51 visualizações

© 2020 Escola de Música Online Music At Home

CNPJ: 24.259.531/0001-61