Pra que servem os pedais utilizados na guitarra e no baixo?

Muitas pessoas que não são familiarizadas com os pedais ou pedaleira em instrumentos como a guitarra e o baixo elétrico não sabem a sua função. Eles servem para aplicar diferentes efeitos ao som dos instrumentos. Efeitos que alteram o som do instrumento como conhecemos. Assim, podemos diferenciar os instrumentos entre o som "clean", isto é, sem nenhum efeito, e modificado a partir de um efeito como distorção, chorus, reverb, wah-wah, entre outros. Você conhece os efeitos mais comuns disponíveis através desses pedais?


Hoje esse será o nosso assunto!


Há vários tipos de efeitos disponíveis no mercado, todos eles geralmente usados para alguns instrumentos específicos. Os efeitos mais utilizados são os de distorção, modulação, eco e wah-wah. Vamos ver cada um deles separadamente!


A distorção é o efeito mais característico da guitarra elétrica, estando presente em diversos gêneros musicais. Geralmente a palavra distorção é associada a aquele som característico usado principalmente no rock e heavy metal, mas em áudio, distorção tem um significado muito mais amplo. Existem dois tipos de distorção: a relacionadas às freqüências e as intensidades. No primeiro tipo, ocorre uma deformação introduzida no sinal por qualquer dos elementos de um sistema de som, fazendo com que o sinal reproduzido seja alterado em relação ao sinal aplicado. As principais distorções que podem ocorrer neste caso são as de distorção por intermodulação e distorção harmônica.


No segundo tipo, a distorção ocorre pela saturação do som, acontecendo quando o sinal fica grande demais para ser suportado pelo aparelho. Este é o típico som de distorção de guitarras.

Os pedais de modulação trabalham subgrupos de efeitos específicos, sendo eles o phaser, chorus e o flanger. O phaser é um tipo de efeito de modulação de atraso curto, que gera o sinal através de um filtro do tipo Phase Shifting, que atrasa a fase do sinal gerando um feedback que é somado ao som original, criando um efeito do tipo rotatório, como a famosa turbina de jato, por exemplo. O chorus adiciona ao som original o mesmo som após um pequeno atraso, que varia no tempo. A diferença entre flanger e chorus é o alcance das velocidades de oscilação. O flanger é um efeito baseado no delay, todavia havendo alteração na altura do som.



Pedal board com diferentes pedais de efeitos.

Eco é o nome dado a uma série de efeitos que simulam as reflexões de sons dentro de um ambiente. Os efeitos simulam um processo onde uma onda sonora reflete em determinadas superfícies, e volta levemente deformada ao local onde já havia sido ouvida anteriormente provocando assim o efeito de repetição. O reverb e o delay são os efeitos de eco mais utilizados pela guitarra elétrica, sendo o primeiro a reflexão do som de salas com superfícies que não apresentam retardo suficiente em relação ao som original para que seja percebido como eco, e o segundo apresenta com mais clareza a sensação de eco, com repetições geradas pelo atraso da reflexão original do som.


O wah-wah é uma unidade de acionamento por pedal que pode ser usada como controle de tonalidade para causar a sensação de som aberto e fechado, de acordo com o movimento do pedal de expressão.


Agora você está mais familizarizado aos principais efeitos dos pedais e pedaleiras!

Até a próxima!


#Guitarra #Pedais #Pedaleira #efeitos #reverb #distorção #chorus

107 visualizações

© 2020 Escola de Música Online Music At Home

CNPJ: 24.259.531/0001-61