Pra que servem os pedais utilizados na guitarra e no baixo?

Muitas pessoas que não são familiarizadas com os pedais ou pedaleira em instrumentos como a guitarra e o baixo elétrico não sabem a sua função. Eles servem para aplicar diferentes efeitos ao som dos instrumentos. Efeitos que alteram o som do instrumento como conhecemos. Assim, podemos diferenciar os instrumentos entre o som "clean", isto é, sem nenhum efeito, e modificado a partir de um efeito como distorção, chorus, reverb, wah-wah, entre outros. Você conhece os efeitos mais comuns disponíveis através desses pedais?


Hoje esse será o nosso assunto!


Há vários tipos de efeitos disponíveis no mercado, todos eles geralmente usados para alguns instrumentos específicos. Os efeitos mais utilizados são os de distorção, modulação, eco e wah-wah. Vamos ver cada um deles separadamente!


A distorção é o efeito mais característico da guitarra elétrica, estando presente em diversos gêneros musicais. Geralmente a palavra distorção é associada a aquele som característico usado principalmente no rock e heavy metal, mas em áudio, distorção tem um significado muito mais amplo. Existem dois tipos de distorção: a relacionadas às freqüências e as intensidades. No primeiro tipo, ocorre uma deformação introduzida no sinal por qualquer dos elementos de um sistema de som, fazendo com que o sinal reproduzido seja alterado em relação ao sinal aplicado. As principais distorções que podem ocorrer neste caso são as de distorção por intermodulação e d