Tipos de Produtores Musicais

Existem diferentes tipos de produtores e conhecer a diferença entre eles é essencial para definir qual o que irá atender às suas expectativas. Nesse post eu farei uma breve explicação dos tipos de produtores! Vamos lá? Produtor Fonográfico


É quem entra com o dinheiro para bancar a produção, em contrapartida ele detém os direitos sobre todas as gravações realizadas(fonogramas*). Ele que contrata os produtores musical e executivo. O produtor fonográfico é quem fica responsável pelo preenchimento correto do formulário do ISRC, respondendo por qualquer erro que conste no mesmo. EXEMPLO: As grandes gravadoras e os selos independentes


*Quando um registro sonoro é fixado em um suporte físico. Mesmo na internet você precisa de um meio físico (ipod, mp3 player, Hd...) para ouvir o registro.


Produtor Executivo


Fica responsável por toda a parte operacional da produção. É o administrador do processo, ele contacta os músicos acompanhantes, combina aluguel do(s) estúdio(s), acerta o cachê com todos os envolvidos, arranja o aluguel de equipamentos quando necessário, ou seja resolve toda a parte burocrática da produção. Ele também é o responsável por passar todos os dados corretos dos participantes da produção para o produtor fonográfico preencher corretamente o ISRC.


Produtor Musical


Fica ao encargo do produtor musical a concepção e organização de toda a parte artística do projeto. Ele quem decide quais os músicos que serão chamados para a produção (e o executivo vai atrás...), quem vai arranjar, quais serão as músicas gravadas dentre as apresentadas pelo artista, ele quem dirige os técnicos para direcionar o trabalho de acordo com a concepção acordada com o artista. Esses são os tipos de produtores que estão envolvidos em uma produção de fonograma (gravação do trabalho).


Ainda existem outros tipos de produtores, como:


Produtor de eventos


É o Produtor executivo que trabalha na realização de eventos e shows, ao invés de trabalhar com um projeto de gravação ou com um artista exclusivamente ele se ocupa da organização da estrutura para a realização dos eventos.


Produtor Cultural


É o produtor que trabalha com a viabilização de eventos culturais. Ele monta projetos para editais de leis de incentivo. Algo que gera muitas dúvidas também é o fato de no mercado atual os produtores independentes acumularem diversas funções, como ser o produtor fonográfico, executivo e musical ao mesmo tempo. Até!

12 visualizações

© 2020 Escola de Música Online Music At Home

CNPJ: 24.259.531/0001-61